segunda-feira, 8 de julho de 2013

Aniversário de Boa Vista

Ontem, dia 08/07/2013, comemoramos o Aniversário de Boa Vista (09 de julho) durante o momento cívico na pátio da escola. Cantamos o hino do município e falamos um pouco sobre as belezas de nossa cidade.

Boa Vista é a capital e o município mais populoso do estado brasileiro de Roraima. Concentrando cerca de dois terços dos roraimenses, situa-se na margem direita do rio Branco. Sede da Região Metropolitana de Boa Vista, é a capital brasileira mais setentrional e a única localizada totalmente ao norte da linha do Equador.

Professor Neub Hilário comandando o momento cívico
Moderna, a cidade destaca-se entre as capitais da Amazônia pelo traçado urbano organizado de forma radial, planejado no período entre1944 e 1946 pelo engenheiro civil Darcy Aleixo Derenusson, lembrando um leque, em alusão às ruas de Paris, na França. Foi construído no governo do capitão Ene Garcez, o primeiro governador do então Território Federal do Rio Branco. As principais avenidas do Centro da cidade convergem para a Praça do Centro Cívico Joaquim Nabuco, onde se concentram as sedes dos três poderes — Legislativo, Judiciário eExecutivo. É uma cidade tipicamente administrativa e concentra todos os serviços estaduais.

O município de Boa Vista formou o primeiro povoamento caracteristicamente urbano da região do atual estado de Roraima. O Forte São Joaquim (localizado a 32 quilômetros da capital), fundado em 1775, deu considerável importância à região. Foi fundada no século XIX, em 1830, pelo capitão Inácio Lopes de Magalhães. Originou-se de uma das inúmeras fazendas de gado situadas ao longo dos rios que compõem a bacia do rio Branco pertencente à jurisdição da então vila de "São José da Barra do Rio Negro", atual Manaus.

Em 1858 a povoação foi elevada a categoria paroquial com a denominação de freguesia de Nossa Senhora do Carmo do Rio Branco e em 9 de julho de 1890 a freguesia foi elevada à categoria de vila, sede de um novo município denominado Boa Vista do Rio Branco, criado pelo então governador da Província do Amazonas, Augusto Ximeno Villeroy. A área municipal da vila de Boa Vista foi desmembrada do antigo município amazonense de Moura.

0 comentários:

Postar um comentário