Missionária da Igreja de Deus ministrando palestra sobre verdade e mentira |
Hoje iniciamos mais um projeto previsto em nosso plano de melhorias para 2013, Regatando Valores. Este projeto tem a finalidade de promover a construção de uma cidadania sadia, critica comparativa e consciente em seu educando, tornando-os participativos como cidadãos no desempenho do seu papel, frente aos seus direitos e deveres, e respeitosos perante os direitos e deveres dos seus semelhantes na sociedade em que vivem.
Dinâmica de grupo com os alunos |
O projeto abrangerá toda a comunidade escolar, com a participação efetiva dos alunos e professores divididos e organizados por tópicos: amor, amizade, bondade, compaixão, coragem, honestidade, esperança, fé, felicidade, generosidade, humildade, inteligência, justiça, obediência e disciplina, paciência, paz, respeito, responsabilidade e solidariedade.
Necessitamos resgatar os valores morais culturais que parecem adormecidos ou esquecidos em prol de uma modernidade sem limites, materialista, que tira das crianças o direito de sonhar, ter esperança e acreditar em uma perspectiva da vida, onde haja uma convivência pacifica e harmoniosa, começando pela relação família, comunidade e escola.
Na sociedade globalizada, convivem pessoas de culturas diferentes com distintos valores e convicções religiosas. A educação, como uma das instancias da sociedade, possui uma dimensão moral, que tem a intenção de realizar uma educação na perspectiva do desenvolvimento da capacidade de autonomia das crianças com que se trabalha. A moral já se encontra na prática educativa que se desenvolve nas escolas. No cotidiano escolar, os valores se traduzem no regulamento escolar e nas finalidades de ensino e aprendizagem, tornando-se necessário que se reflita sobre esse princípios e essas regras, para que se instalem no ambiente escolar, ações e relações democráticas.
Coordenadoras do Grupo Desbravadores ministrando palestra sobre a violência |
O desafio que se apresenta na escola é trabalhar com a criança de maneira responsável e comprometida, do ponto de vista ético, proporcionando as aprendizagens de conteúdos e desenvolvimento de capacidades que possam transformar a comunidade de que fazem parte, fazendo valer o princípio da dignidade e criando espaços de possibilidade para a construção de uma sociedade na qual a questão da moralidade deva ser uma questão de todos e de cada um.
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