quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Estudante de Boa Vista é finalista na Olimpíada de Língua Portuguesa


A estudante Jamily Ferreira Assunção, de 11 anos, que cursa o 5º ano na Escola Municipal Rujane Severiano dos Santos, no bairro Alvorada, em Boa Vista, é uma das finalistas da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa "Escrevendo o Futuro". Ela faz parte da lista de 500 estudantes que participaram das oficinas regionais da programação, no período de 28 a 30 de outubro, em Belo Horizonte, MG. A próxima etapa está prevista para dia 17 de dezembro, em Brasília.

Com o poema “Um fim de mundo que encanta”, Jamily foi classificada nas etapas municipal, estadual e regional, concorrendo com 135 poemas. O vencedor do prêmio ganhará computador e medalha e levará para sua escola um laboratório de informática equipado com dez microcomputadores, uma impressora, projetor e telão, além de livros para a biblioteca.

Jamily foi acompanhada pelo professor de Língua Portuguesa Josué Rodrigues, “Há muito tempo nenhum estudante de Boa Vista era selecionado nessa Olimpíada. Jamily sempre se destaca em tudo que faz, por ser muito dedicada nos estudos. Adora ler e escrever, e viu na olimpíada a chance de contar um pouco sobre nosso estado de forma poética. Estamos torcendo para vencer a Olimpíada”, disse Josué.

De acordo com a secretária de Educação de Boa Vista, Lucivane Freitas, a olimpíada contribui tanto para a formação de professores quanto para o desenvolvimento dos alunos, melhorando o ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.

Este ano, o tema escolhido para as Olimpíadas foi “O lugar onde vivo”. A ideia foi envolver os alunos na sua realidade local, valorizando sua história e buscando aproximá-los da comunidade em que vivem. Em Boa Vista, a valorização da cultura local é trabalhada nas escolas municipais, segundo a Secretária de Educação, Lucivane.

“Nossa riqueza cultural é singular, temos como objetivo despertar nas crianças o orgulho pela cidade e o exercício da cidadania”, afirmou a secretária de Educação.
A estudante participou de uma oficina na escola que ajudou a formar o conceito sobre poemas e poesia. Ela conta que a inspiração veio da cidade e da família. “Inspirei-me em minha família e Roraima. Resolvi contar essa história de forma poética”, contou Jamily.

“Jamily escreveu lindas palavras para nossa amada Boa Vista. Falou de uma cidade que acolhe a todos, generosa na essência. Uma cidade que supera seus problemas, que encanta, que floresce com abundância de água onde a alegria brota como mananciais. Essa é nossa capital, me identifico com este sentimento de orgulho de nossa cidade, tão bem descrito por Jamily”, afirmou a prefeita Teresa Surita, que parabenizou a estudante ainda nas redes sociais.

A Olimpíada é nacionalmente reconhecida e acontece de dois em dois anos, promovendo um concurso de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país. Participam, nesta edição, professores e alunos do Ensino Fundamental nas categorias poema (no 5º e 6º anos); memórias (no 7º e 8º anos); e crônica (do 9º ano e 1º ano do Ensino Médio). A seleção também consiste nas produções de artigos de opinião (no 2º e 3º anos do Ensino Médio). Já nos anos ímpares, a programação desenvolve ações de formação presencial e a distância, além da realização de estudos e pesquisas, elaboração e produção de recursos e materiais educativos.

A iniciativa é do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária. Neste ano letivo de 2014, a novidade da olimpíada é inserção dos cadernos virtuais, adaptação da coleção da Olimpíada ao suporte digital, com linguagem hipertextual e diversos recursos multimídia (áudios, textos para projeção, vídeos e jogos).

UM FIM DE MUNDO QUE ENCANTA

Com muito carinho e amor
Eu descrevo o meu lugar
Uma terra rica em ouro
Você pode acreditar

Muita gente ficou rica
Outras porém empobreceram
Com a febre dos garimpos
Alguns até enlouqueceram

Roraima tem dessas coisas
Dizem que aqui é o fim do mundo
Mas que fim bonito é esse
Que encanta todo o mundo

O Monte Roraima é exemplo
Ninguém pode duvidar
Até a novela das nove mostra
As belezas desse lugar

Essa história de garimpo
Começou aqui no Norte
Tem gente que vem para cá
Contando apenas com a sorte

Bem no centro da minha cidade
Tem a praça do garimpeiro
Um homem com uma bateia
Derrama água o dia inteiro

O sol por aqui é quente
Já vou logo avisando
Mas Boa Vista é um leque
É a natureza assoprando

Essa cidade é perfumada
Tem flores nos canteiros
Na praça tem muita água
E alegria o ano inteiro

Meu fim de mundo é encantador
Falo dele com muita fé
Tenho orgulho de morar aqui
Tem lugar para quem quiser.

Fonte: http://www.boavista.rr.gov.br

0 comentários:

Postar um comentário