sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Prefeita recebe finalista da Olimpíada de Língua Portuguesa




A prefeita Teresa Surita recebeu nesta quinta-feira, 27, a estudante Jamily Ferreira, de 11 anos, da Escola Municipal Rujane Severiano dos Santos. Ela é uma das finalistas da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro”, que irá disputar a etapa nacional no dia 17 de dezembro, em Brasília. 

Para a prefeita Teresa Surita, a estudante descreveu muito bem esse “fim de mundo que encanta” que é Roraima. “Eu fiquei encantada com a poesia da Jamily. Quando ela cita que tem orgulho de morar aqui e que Boa Vista tem lugar para quem quiser, mexeu muito comigo, pelo fato de não ter nascido aqui e ter escolhido essa terra para viver e amar. Essa poesia é um presente que ela deu para a cidade. Ela está de parabéns”, declarou a prefeita.

Com o poema “Um fim de mundo que encanta”, Jamily foi classificada nas etapas municipal, estadual e na regional, concorrendo com 135 poemas. Ela não escondeu a felicidade do encontro com a prefeita. “Eu me senti muito feliz em ser elogiada pela prefeita. Eu sempre admirei o trabalho que ela tem feito pela cidade e poder a ouvir falar que adorou minha poesia, foi muito importante pra mim”, disse.

Jamily foi acompanhada pela mãe, Katiane Ferreira, de 35 anos, que ficou surpresa quando a filha foi selecionada para a Olimpíada. “Eu não sabia dessa paixão que ela tinha por escrever. Eu pensava que a poesia fosse uma atividade normal da escola, não esperava que fosse chegar a esse ponto, de se tornar finalista. Só tenho orgulho da minha filha”, frisou.

A Olimpíada é nacionalmente reconhecida e acontece de dois em dois anos, promovendo um concurso de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país. A poesia de Jamily será publicada na coletânea de livros do Ministério da Educação, que faz os treinamentos e oficinas em todo o Brasil, contribuindo para uma prática pedagógica de melhor qualidade. A seguia, o poema de Jamily na íntegra.

UM FIM DE MUNDO QUE ENCANTA

Com muito carinho e amor
Eu descrevo o meu lugar
Uma terra rica em ouro
Você pode acreditar

Muita gente ficou rica
Outras porém empobreceram
Com a febre dos garimpos
Alguns até enlouqueceram

Roraima tem dessas coisas
Dizem que aqui é o fim do mundo
Mas que fim bonito é esse
Que encanta todo o mundo

O Monte Roraima é exemplo
Ninguém pode duvidar
Até a novela das nove mostra
As belezas desse lugar

Essa história de garimpo
Começou aqui no Norte
Tem gente que vem para cá
Contando apenas com a sorte

Bem no centro da minha cidade
Tem a praça do garimpeiro
Um homem com uma bateia
Derrama água o dia inteiro

O sol por aqui é quente
Já vou logo avisando
Mas Boa Vista é um leque
É a natureza assoprando

Essa cidade é perfumada
Tem flores nos canteiros
Na praça tem muita água
E alegria o ano inteiro

Meu fim de mundo é encantador
Falo dele com muita fé
Tenho orgulho de morar aqui
Tem lugar para quem quiser.

Fonte: http://www.boavista.rr.gov.br


0 comentários:

Postar um comentário