terça-feira, 21 de outubro de 2014

Pesquisa de Satisfação 2014

Conforme discutido e aprovado na reunião de autoavaliação da gestão escolar em maço deste ano, foi inserido no plano de melhorias, uma pesquisa de satisfação por amostragem, para avaliar a qualidade dos serviços ofertados pelos servidores da escola. Os resultados obtidos foram os seguintes:

RECEPÇÃO/PORTARIA: Uma das principais solicitações dos pais para este setor foi que a escola criasse uma estratégia para que os alunos saíssem da escola com mais tranquilidade, evitando aglomerações. Uma das dificuldades enfrentada pela portaria da escola é que muitos pais não querem entrar na escola para buscar seus filhos o que acaba provocando a aglomeração de alunos próximo ao portão. Além de mais cuidados com os alunos na entrada e na saída, os pais também sugeriram uniformes e crachás de identificação para o pessoal da portaria e também dois policiais da guarda municipal na frente da escola.

SECRETARIA ESCOLAR: Neste setor, as observações dos pais foram concernentes à agilidade no atendimento. A escola, desde 2013, vem implementando medidas para melhorar a qualidade dos serviços. Com a criação do banco de dados Classe Soft conseguimos emitir declarações e relatórios diversos com mais rapidez, porém a escola tem um número considerável de alunos em relação ao número de profissionais que estão atuando na secretaria escolar, gerando às vezes, acumulo de serviço, prejudicando a agilidade do atendimento. A Secretaria Municipal de Educação tem conhecimento desta demanda e já está tomando as devidas providências para 2015. Contudo podemos perceber avanços, pois desde 2013 a avaliação deste setor tem sido satisfatória.

PROFESSORES: Em relação ao nosso corpo docente, percebemos que os pais estão muito satisfeitos, conforme mostra o gráfico 3. Porém algumas questões foram observadas, tais como, aumentar o número de tarefas para casa, utilizarem mais o caderno do aluno para enviar recados e que sejam mais específicos nas atividades que pedem. No entanto, de acordo com a boa avaliação, podemos considerar estas questões como casos isolados, porém, sem perder seu valor de reflexão. Na prática, nossos professores já atuam desta forma, tentando manter uma boa comunicação com os pais e também aplicando as tarefas conforme a necessidade de cada turma e/ou aluno. Outra questão observada pelos pais foi em relação à constantes faltas dos professores no início deste segundo semestre. Neste caso, alguns professores estavam com problemas de saúde e um pequeno grupo não teve justificativa documentada. Todos estes casos foram submetidos à avaliação da gestão escolar e tomadas as devidas providências legais.

EQUIPE GESTORA: É formada pelo gestor, vice-gestora e coordenadoras pedagógicas. Neste algumas sugestões não podem ser atendidas, como por exemplo, liberar os alunos mais cedo, pois se trata do cumprimento da carga horária exigida por lei. Outra sugestão foi que os pais fossem comunicados quando o professor estivesse de atestado médico, sendo esta possível de ser atendida. A equipe gestora tem se empenhado para resolver, diariamente, os problemas que surgem no cotidiano escolar, tendo enfrentar o bullying com palavras reflexivas no momento cívico e momento de acolhida em sala de aula, evitar acidentes e correrias desnecessárias durante o recreio ofertando atividades esportivas e recreativas neste intervalo e também com palestras que tratam sobre a valorização da família e boas maneiras por meio do projeto Resgatando Valores, feito em parcerias com as igrejas adjacentes.

Os demais pontos observados e as sugestões dos pais serão expostos aos funcionários de cada seguimento da escola em reuniões específicas para cada grupo. O resultado da pesquisa também será apresentado com todos os detalhes para os colegiados, submetendo-os a análise e deliberações para 2015.

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