domingo, 5 de outubro de 2014

Cidade do Conhecimento: Relatório parcial do Projeto

O projeto Cidade do Conhecimento, coordenado pela equipe gestora e professores arte educadores foi criado para que os alunos do 5º pudessem compreender as complexas relações presentes no planejamento de uma cidade, bem como desenvolver noções de gastos, economia, a importância do planejamento nas tomadas de decisões e execução de ações além de trabalhar conceitos de cidadania, democracia e meio ambiente. 

Primeira etapa - Cada turma elegeu um prefeito e três vereadores para conduzirem os trabalhos de planejamento e construção da maquete de uma cidade.

Alunos fazendo suas compras
Segunda etapa - Cada aluno da turma foi desafiado a comprar seu terreno, casa, transporte, construindo assim seu patrimônio e os recursos que o aluno tinha para realizar essas compras estavam baseados na soma das notas de suas avaliações bimestrais. Por outro lado, o prefeito e os vereadores de cada turma tinham como credito o somatório das notas de todos os alunos para realizarem as obras públicas como, hospitais, escolas, delegacia, saneamento básico, vias publicas, praças, etc.  

Montagem e pintura
Terceira Etapa - Foi a hora de planejar e montar a maquete. Enquanto os prefeitos e vereadores planejavam a estrutura pública de suas cidades, como por exemplo, sistema de água e esgoto, fontes de energia e demais serviços, além de definir os nomes de cada cidade, bairros e ruas, os demais alunos colocavam a mão na massa para construir seu patrimônio. Aqui entrou em ação o papel do professor arte educador que auxiliou os alunos no processo de cortes e dobraduras das maquetes de casas, prédio e outros itens que compõe cada cidade. 
Planejamento da estrutura pública da cidade
O projeto segue até o fim do ano letivo onde anunciaremos a maquete vencedora no II Festival de Artes Rujane Severiano, dia 21/11/2014. Enquanto isso as turmas continuam seu trabalho de desenvolvimento de suas cidades. Em sala de aula, a maquete serve como ferramenta para auxiliar o professor em suas aulas de forma interdisciplinar trabalhando produção de texto, como por exemplo, a biografia das pessoas homenageadas com nomes de ruas; Geografia (relevo, pontos cardeais e colaterais, etc.); Ciências (sistema de abastecimento de água, energias renováveis, aterro sanitário); História (os bairros, características culturais das cidades) e Matemática (cálculos dos valores das compras, geometria, e outros). É um projeto muito rico e abrangente passivo de adequações de acordo com a realidade da escola e necessidades da sala de aula.

O professor Antonio Correa ministrando aula de geografia


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