O projeto Cidade do Conhecimento, coordenado
pela equipe gestora e professores arte educadores foi criado para que os alunos
do 5º pudessem
compreender as complexas relações presentes no planejamento de uma cidade, bem
como desenvolver noções de gastos, economia, a importância do planejamento nas
tomadas de decisões e execução de ações além de trabalhar conceitos de
cidadania, democracia e meio ambiente.
Primeira etapa - Cada turma elegeu um
prefeito e três vereadores para conduzirem os trabalhos de planejamento e
construção da maquete de uma cidade.
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Alunos fazendo suas compras |
Segunda etapa - Cada aluno da turma foi desafiado a comprar
seu terreno, casa, transporte, construindo assim seu patrimônio e os recursos
que o aluno tinha para realizar essas compras estavam baseados na soma das notas de
suas avaliações bimestrais. Por outro lado, o prefeito e os vereadores de cada
turma tinham como credito o somatório das notas de todos os alunos para realizarem
as obras públicas como, hospitais, escolas, delegacia, saneamento básico, vias publicas, praças, etc.
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Montagem e pintura |
Terceira Etapa - Foi a hora de planejar e montar a maquete. Enquanto os prefeitos e vereadores planejavam a estrutura pública de suas cidades, como por exemplo, sistema de água e esgoto, fontes de energia e demais serviços, além de definir os nomes de cada cidade, bairros e ruas, os demais alunos colocavam a mão na massa para construir seu patrimônio. Aqui entrou em ação o papel do professor arte educador que auxiliou os alunos no processo de cortes e dobraduras das maquetes de casas, prédio e outros itens que compõe cada cidade.
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Planejamento da estrutura pública da cidade |
O projeto segue até o fim do ano letivo onde anunciaremos a maquete vencedora no II Festival de Artes Rujane Severiano, dia 21/11/2014. Enquanto isso as turmas continuam seu trabalho de desenvolvimento de suas cidades. Em sala de aula, a maquete serve como ferramenta para auxiliar o
professor em suas aulas de forma interdisciplinar trabalhando produção de
texto, como por exemplo, a biografia das pessoas homenageadas com nomes de
ruas; Geografia (relevo, pontos cardeais e colaterais, etc.); Ciências (sistema
de abastecimento de água, energias renováveis, aterro sanitário); História (os
bairros, características culturais das cidades) e Matemática (cálculos dos
valores das compras, geometria, e outros). É um projeto muito rico e abrangente
passivo de adequações de acordo com a realidade da escola e necessidades da
sala de aula.
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O professor Antonio Correa ministrando aula de geografia |
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