terça-feira, 21 de outubro de 2014

Quadro de Rendimento Escolar 2014

No primeiro bimestre deste ano letivo os professores fizeram uma revisão dos conteúdos estudados no ano anterior, uma espécie de sondagem de conhecimento prévio dos alunos. O resultado não foi satisfatório como mostra o gráfico 1. A partir daí, nas reuniões pedagógicas, professores e coordenação pedagógica começaram a planejar as aulas de acordo com os problemas encontrados.

O resultado do 2º bimestre mostrou que o índice de reprovação cai significativamente mostrando que o planejamento estratégico após o primeiro diagnóstico surtiu efeito. Porém no 3º bimestre tivemos uma queda considerável. Neste caso, cremos que um dos fatores que pesaram para este resultado foi a falta de alguns professores que se ausentaram da escola por problemas de saúde, o que ocasiona uma quebra no ritmo das atividades. Além disse, a escola encontra tem encontrado grande dificuldade em garantir a frequência escolar de alguns alunos, cujos pais também não comparecem à escola para participar das reuniões de orientações educacionais promovidas bimestralmente e, também em situações pontuais. Contudo, estamos tentando encontrar a solução para cada caso.

Gráfico 1 - Rendimento do 1º Bimestre

Outra situação observada é que o maior índice de reprovação está nas turmas do 4º ano. Cremos que isto acontece por causa da transição para o novo método de ensino estruturado do Programa Saber Igual. É uma nova linguagem, um ritmo diferente daquele que eles experimentaram no ano anterior, isto requer um tempo de adaptação. Na grande maioria dos casos, cada turma de 30 alunos, as reprovações são concernentes à uma ou duas disciplinas, por alunos diferentes e, com notas próximo da média. Com a ajuda do Programa de Alfabetização Intensivo e as oficinas de Orientações Educacionais do Programa Mais Educação cremos que no 4º bimestre conseguiremos alcançar nossas metas.
Gráfico 2 - Rendimento do 2º Bimestre
Gráfico 3 - Rendimento do 3º Bimestre

0 comentários:

Postar um comentário